História da Paróquia

Sendo uma zona agrícola, na década de 50-60, e devido ao ritmo incrementado por duas cooperativas de habitação, e não só, a freguesia de Gueifães transformou-se numa das zonas de maior densidade populacional da Maia.

Desde o início dos anos 90, é parte integrante da cidade da Maia. No centro da freguesia encontram-se duas igrejas.

A mais antiga já existia 1527,ligada ao mosteiro de Leça do Balio, donde recebia assistência espiritual. Nos fins do séc. XVIII, e durante o séc. XX, sofreu várias transformações, como se pode constatar nas paredes laterais. Delas salientamos a construção da torre sineira (1864), a casa da cera e a Capela-mor. As imagens da Senhora da Saúde, de S. Faustino e de S. Gonçalo terão sido pertença da igreja anterior. A talha dos seus altares não é muito rica, mas caracteriza-se por uma harmonia de linhas, que lhe dão um inegável encanto.

A igreja nova começou-se a construir-se em 1974. Em 1990 terminaram as obras de remate. Em 2000 e 2001 foi enriquecida com vários vitrais, da autoria de Horácio Viegas.

Em 2003 recebeu obras de beneficiação, para as quais colaboraram o Arqº Manuel Abreu e a Escult. Maria Irene Vilar. Estas obras foram inauguradas em 15 de fevereiro de 2003 por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto, que nesse mesmo dia procedeu à solene Dedicação da Igreja.