III – Domingo da Páscoa
14-04-2024Rastreio Visual Auditivo – Didasan
14-04-2024«Maria é mãe e uma mãe que se preocupa com a saúde dos seus filhos, preservando-a com um grande e terno amor. A Virgem Maria protege a nossa saúde. Que quer diz isto? Penso em três aspectos: ajuda-nos a crescer – a enfrentar a vida – a sermos livres.
– Ajuda-nos a crescer.
Uma mãe ajuda os seus filhos a crescer e quer que cresçam bem. Por isso, educa-os para que não se deixem levar pela preguiça – muitas vezes fruto de um certo bem-estar – para que não se entreguem a uma vida cómoda, que se conforma só com o ter coisas. A mãe preocupa-se em que os seus filhos cresçam mais: cresçam fortes, capazes de assumirem responsabilidade e compromissos na vida e se entreguem aos grandes ideais.
O Evangelho de S. Lucas diz que na Sagrada Família de Nazaré Jesus “ia crescendo em idade, em sabedoria e a graça de Deus estava com Ele”. A Virgem Maria ajuda-nos a crescer na fé, a ser fortes e a não ceder à tentação de sermos superficiais, como homens e como cristãos, mas a viver com responsabilidade e a ir sempre mais além.
– Ajuda-nos a ser fortes diante das dificuldades.
Uma mãe preocupa-se com a saúde dos filhos, educando-os para que enfrentem as dificuldades da vida. Não se educa, não se cuida da saúde evitando os problemas, como se a vida não nos oferecesse obstáculos. A mãe ajuda os seus filhos a ver com realismo os problemas da vida, sem ir abaixo mas enfrentando-os com valentia, superando-os, conjugando adequadamente a segurança e o risco, que uma mãe sabe intuir.
Não leva o filho só por um caminho seguro, porque desta maneira o filho não pode crescer. Nem tão pouco o abandona num caminho perigoso, porque é arriscado. Uma mãe sabe avaliar as coisas.
Uma vida sem desafios não existe, e uma criança ou jovem que não sabe enfrentá-los, é um rapaz ou rapariga sem consistência. Maria, que passou por momentos de vida nada fáceis, está ao nosso lado para não perdermos o arrojo de enfrentarmos as adversidades da vida, fortalece-nos e indica-nos o caminho do seu Filho.
– Ajuda-nos a usar bem a liberdade
Uma boa mãe, não só segue de perto o crescimento dos seus filhos, sem evitar os problemas e os desafios da vida, como também os ajuda a tomar decisões definitivas com liberdade. Mas para que serve a liberdade?
Não se trata de fazer sempre o que se quer, deixar-se dominar pelas paixões, passar de uma coisa a outra, sem discernimento, ou seguir a moda de ocasião. Isto não é liberdade. A liberdade é um dom para sabermos escolher bem na vida.
Maria, como mãe, ensina-nos a ser como ela, capazes de tomar decisões definitivas, neste tempo em que reina a filosofia do passageiro. Ela nos ajuda a tomar decisões com a liberdade com que respondeu “Sim” à vontade de Deus sobre a sua vida.»
Papa Francisco