CONSELHO PAROQUIAL PARA OS ASSUNTOS ECONÓMICOS

“Fábrica da Igreja Paroquial de São Faustino de Gueitães”

Em cada paróquia haja um conselho para os assuntos económicos, o qual se rege pelo direito universal e pelas normas dadas pelo Bispo diocesano, e em que os fiéis, escolhidos segundo as normas, auxiliem o pároco na administração dos bens da paróquia”, Código de Direito Canónico, cânone. 537.
O Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos é uma equipa da paróquia, (mais conhecida como Comissão
Fabriqueira) que, em conjunto com o Pároco, sendo este o presidente, tem como missão ajudá-lo na reta e iusta administração dos bens materiais da Paróquia.

As autoridades do Estado continuam a chamar à Instituição Jurídica “Fábrica da Igreja Paroquial”, sendo equiparada a uma empresa.
A designação corrente entre nós de “Comissão Fabriqueira” é incorreta, já que os elementos que compõem a equipa não formam uma comissão no sentido técnico do termo, pois não são responsabilizados em igual medida pelas decisões e ações realizadas em conjunto com o Pároco, antes são conselheiros e colaboradores deste. O Pároco, como presidente do Conselho Económico é sempre o primeiro responsável e perante as leis civis, responde, mesmo sozinho, pela Instituição Jurídica “Fábrica da Igreja Paroquial”.

Assim, o Conselho Económico é um órgão de carácter consultivo através do qual um grupo de fiéis ajuda o pároco na administração dos bens da paróquia, expressando e realizando deste modo a sua corresponsabilidade nesta tarefa, e rege-se pelo Código de Direito Canónico e pelo Estatuto do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos vigente na Diocese do Porto.

Ao Conselho compete ajudar o pároco nas suas funções de administrador paroquial, nomeadamente e entre outras:
– Ajudar o Pároco na elaboração do orçamento anual da Paróquia;
– Aprovar no fim de cada exercício o balanço das contas;
– Velar pelo estado dos bens patrimoniais, tendo em conta as orientações diocesanas quanto às obras de conservação do património histórico e artístico;
– Sensibilizar os fiéis sobre o dever e a generosidade de contribuir para prover às necessidades da Nossa Igreja.
– Zelar pelo arquivo dos documentos e registos da administração dos bens paroquiais;
– Manter atualizado o inventário dos bens móveis e imóveis da Paróquia e fornecer à Cúria Diocesana uma cópia desse inventário, assim como dos legados e das escrituras e registos prediais do patrimônio paroquial;

Para além do nosso Rev.mo Padre Orlando, que por inerência é o Presidente do Conselho, são cinco os elementos escolhidos, considerando a boa vontade de servir e reconhecida vida cristã pelo Pároco e foram propostos por requerimento ao Bispo da Diocese DOM MANUEL DA SILVA RODRIGUES LINDA, para serem nomeados para constituírem o Conselho, cujo quinquénio de exercício se iniciou em Janeiro de 2019 e termina no final de Dezembro de 2023.