A Legião de Maria teve o seu início no dia 7 de Setembro de 1921 em Dublin, Irlanda. Em Portugal surgiu apenas em 1949. É uma associação internacional ligada à Igreja Católica, formada por leigos que servem de forma voluntária, com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja, sob a poderosa proteção e sublime exemplo de Maria.

Os membros da Legião de Maria estão envolvidos na execução de obras espirituais: visitar as famílias porta a porta, visitar lares, prisões, hospitais e abordar as pessoas na rua.

Na nossa paróquia é um grupo constituído por 5 elementos que se reúne uma vez por semana, à 2ª feira, pelas 15h30, e uma vez por mês a nível da vigararia. Esta reunião tem um ritual; inicia com o terço seguido de leituras e partilha do manual, que é o nosso guia.