Pastoral Familiar é toda a ação ou intervenção da igreja em favor das famílias, acompanhando-as através das suas estruturas e dos seus responsáveis, tento em vista a defesa, preparação e desenvolvimento das famílias, nos domínios de estabilidade conjugal e familiar, no adequado exercício das suas funções e na resolução de situações difíceis e irregulares, nas relações entre os seus membros ou suas relações com a sociedade.

A equipa da Pastoral Familiar de Gueifães, inserida no âmbito vicarial, é constituída por três casais que se têm dedicado a ajudar e seguir todas as pessoas que manifestam necessidade do seu apoio. Por isso, planificam, coordenam e desenvolvem ações junto das famílias especialmente daquelas com dificuldades de ordem material e espiritual, em sintonia com as orientações do Plano Diocesano de Pastoral, tendo sempre em atenção a situação concreta da comunidade.
Têm-se realizado várias conferências e palestras relativas a temas de âmbito familiar a nível paroquial, a saber:

– Violência doméstica corporal e psicológica;
– Conhecimento dos benefícios e malefícios da internet no seio familiar;
– A família no seio da igreja.

Esta equipa informa, identifica e recebe as inscrições dos casais jubilados (10, 25, 50 e 60 anos de matrimónio) em cada ano, para a celebração do Dia Diocesano da Família;
Entrega aos casais de um postal no dia comemorativo do matrimónio, para que o casamento seja sempre lembrado e festejado num ambiente de paz e amor; informa e convoca para o Encontro Diocesano de Casais Novos todos os que realizaram o seu matrimónio e têm até cinco anos de vida conjugal, para assistirem ao testemunho e vivência de família, com a bênção do Porto.
Participa nas vigílias de oração, na recitação do terço no mês de Maria, quer na igreja quer em local público, na via sacra, assim como em tudo para o qual seja necessária a sua participação.