As Conferências Vicentinas são a célula mais pequena de uma grande organização que é a Sociedade de São Vicente de Paulo.

É um movimento de voluntários leigos católicos, chamados de vicentinos, e que está espalhado por mais de 150 países, e em Portugal está implantado em todas as Dioceses do país.

O seu principal objetivo, seguindo os princípios do seu patrono, São Vicente de Paulo, é a ajuda ao pobre. Vulgarmente associamos pobreza à escassez económica, mas para os vicentinos, esse conceito é muito mais vasto se atendermos à pobreza social, à pobreza espiritual, à escassez de saúde, à privação de liberdade, à necessidade de educação ou à falta de trabalho. Acima de tudo, os vicentinos tendem ao apoio ao próximo, em tudo o que possa potenciar a sua melhoria e uma caminhada comum e mais igualitária.

Na Paróquia de Gueifães estão sedeadas duas Conferências Vicentinas: a Conferência Vicentina de São Faustino de Gueifães, com mais de 70 anos de existência, e a Conferência Vicentina de Nossa Senhora da Saúde de Gueifães, mais recente mas ainda assim com mais de 25 anos de existência. O número de vicentinos de cada conferência é variável, no entanto, neste caso é idêntico possuindo cerca de 10 vicentinos cada uma delas.

Os vicentinos reúnem-se regularmente para análise conjunta das situações com que se deparam, para tomadas de decisão e para o trabalho de visita às famílias apoiadas.